Rocky Balboa, mestre de RPG

Negócio de Mestre - Edição 002

Imagina se o Rocky Balboa precisasse subir essa escadaria para treinar?

Você é mestre de RPG. Já enfrentou algumas mesas e foi tudo bem. Agora decidiu dar o próximo passo e resolveu melhorar. Você quer experiências mais desafiadoras e, consequentemente, mais recompensadoras.

Imagina que seu grupo se nomeou "Apolo Creed". E chamaram você para a sessão de RPG mais marcante que vai conduzir. Como você se prepara?

Ligue o som e coloque a música Gonna Fly Now, também conhecida por ser o tema do filme Rocky, o Lutador. Porque o clima vai esquentar.

Primeiro, você deve correr entre trilhos de trem, carregando os livros de regras do seu sistema favorito. Ainda correndo, passe entre as barracas de uma feira. Um vendedor vai te jogar um kit de dados, porque mais dados são sempre benvindos.

Sem perder o ritmo, siga a margem de um rio e passe sob a ponte, enquanto imagina as potenciais cenas e conflitos que os PCs vão encontrar. Treine incessantemente o movimento de lançar os dados, até que se torne um reflexo automático.

Coloque um livro de monstros no chão. Chame dois amigos mestres para lhe incentivar, enquanto você faz flexões de um só braço para ler as estatísticas dos monstros. Peça para os amigos, depois, fazerem chamada oral. Uma pancada no abdome com o livro para cada estatística que estiver errada.

Em um açougue, use as carnes penduradas para decorar as regras de combate. Diga em voz alta a cada uma delas. Sem dó.

Corra. Corra. Corra. Deixe a criatividade fluir em você. Tenha ideias. Corra até o alto da escadaria, olhe para a cidade à sua frente. Erga os braços e comemore. Você está preparado para o desafio.

Tem um jeito melhor de treinar?

Em RPG, treino e jogo é a mesma coisa

Se Rocky Balboa fosse mestre de RPG, ele treinaria desse jeito. Mas você não é o Rocky. Então como fazer para melhorar nossa técnica de mestrar? Queremos realmente melhorar?

Existem várias comunidades que defendem a ideia de que o Mestre não é responsável pela diversão do grupo. Não é sua função ser a pessoa que vai entreter o público. Em uma mesa de RPG, cada indivíduo pode desempenhar uma função para enriquecer a experiência.

Há uma outra vertente que acha que sim, que Mestres deveriam ter esse protagonismo.

Eu tendo a concordar com as duas. Mas valem ressalvas.

Não é obrigação do mestre garantir a diversão alheia. É uma responsabilidade compartilhada. Mas isso não impede que queiramos melhorar nossa habilidade de mestração para contribuir com a melhor experiência de todos. Embora os jogadores possam contribuir, a melhoria contínua dos Mestres tem impacto maior.

"Estou me dirigindo a você, mestre do jogo (ou mestre do jogo em potencial), diretamente porque você é vital para transformar um jogo mais ou menos em um jogo incrível"

Monte Cook, em Numenera

Note que mencionei "habilidade" de mestração. É um conjunto de aptidões, que podem ser adquiridas e melhoradas. Porque toda habilidade requer conhecimento, prática e repetição.

Cresci jogando basquete. Atuei em mais de um time e participei de incontáveis campeonatos. Para ser jogador de basquete não basta treinar arremessos. É preciso praticar também passe, rebote, defesa, corta-luz e muitas outras habilidades. Porque é o conjunto delas que faz o jogador.

Não adianta ser bom somente no arremesso, porque o time precisa que todos defendam. Não adianta ser bom somente na defesa, porque a equipe precisa marcar cestas. Um time vencedor é aquele que evolui em todas as estatísticas na quadra.

Sua mesa de RPG é como seu time. Todos podem melhorar em roleplay, descrição das ações, entendimento das regras, e muito mais. Mas nesse caso, o Mestre tem um papel diferenciado. Então entendo que tem, sim, mais protagonismo.

Ainda quando treinava, eu não conseguia me contentar em ser apenas um bom jogador. Eu queria ser excelente. Quantos dias eu passava treinando sozinho, ou melhorando o condicionamento físico, para ter o rendimento melhor na quadra.

Não sou assim sempre. Frequentemente, procrastino ao realizar tarefas que não me agradam ou não desejo fazer. Mas quando estão alinhados com os meus objetivos, sou daqueles que se dedicam acima da média.

Isso inclui o RPG. Como tenho paixão por esse hobby, dedico-me de corpo e alma. Até mais do que deveria.

Assim como fazia no basquete, estou constantemente buscando aprimorar e desenvolver todas as habilidades que compõem o domínio do mestre. É por isso que comecei a escrever esta newsletter. Porque quero compartilhar o que aprendi e aprendo para tornar os nossos jogos, e nossas vidas, cada vez melhores.

Mas, como?

As habilidades de um bom mestre

Motivação nas alturas! Todo mundo está empolgado para aprender e melhorar. Mas, como é que se faz?

Minhas duas primeiras e mais cruciais sugestões são: hidrate-se e pratique caminhada.

"Nossa... Que tipo de ensinamento é esse. Que papo de coach!" Você deve estar pensando.

Mas calma. Isso é verdade. Nosso corpo e, principalmente, o cérebro precisam de água suficiente para funcionar bem. Garanto que para mestrar precisamos de um cérebro em bom funcionamento. Caminhar, além de contribuir para vários aspectos de saúde, é uma prática comprovada de estímulo à criatividade.

Também pode-se incluir tomar banho e refletir no trono. Mas como RPG exige muito tempo em pensamento criativo, não vou sugerir essas atividades para o seu processo criativo. Suas contas de energia e do proctologista me agradecem.

O que pensar enquanto caminhamos e o que ler ou aprender enquanto estudamos? O que precisamos para sermos mestres excelentes?

Refleti muito sobre isso nos últimos tempos. Por passos longos e cansados, cheguei a uma conclusão. Precisamos de um escudo do mestre.

Mas não qualquer escudo.

O E.S.C.U.D.O do Mestre.

"Que diabos é isso?" - Você deve estar perguntado. Calma, vou explicar o que aconteceu.

Nos últimos anos eu tirei um ano sabático e saí em uma viagem em busca de sabedoria. Cruzei mares, vales, segui por estradas de terra até que cheguei em um templo antigo e que diziam estar perdido.

O templo era bem divertido, cheio de armadilhas. Precisei fugir de uma esfera de pedra gigante. Saltei fossos profundos. Desviei de flechas disparadas das paredes. Rolei por baixo de portas feitas de rochas que pesam toneladas. Quase perdi meu chicote em uma delas.

Por fim, encontrei um tomo de sabedoria com caracteres divinos, que brilhavam em sua capa. Nesse livro está registrado todo o conhecimento para a humanidade sobre quais áreas mestres de RPG deveriam estudar.

Essa é a história de um ponto de vista épico, digna de um bom RPG de fantasia heroica. Quem dera fosse verdade.

Mas eu só criei um acrônimo forçado. Para relacionar os temas que pretendo discutir com um símbolo famoso no RPG. O escudo de mestre.

Significa: Evolução, Sistemas, Criatividade, Utensílios, Dinheiro e Organização. E eu vou te mostrar como pode ser sua defesa contra os desafios de um bom RPG. Continue lendo.

Inscreva-se para continuar a ler

Este conteúdo é gratuito, mas você precisa estar logado em Negócio de Mestre para continuar a ler.

Already a subscriber?Sign In.Not now