Quanto ganha o Critical Role

Negócio de Mestre | Edição 035

Um dia ainda vou escrever sobre isso: RPG é uma mistura de sub-hobbies. Um deles é falar sobre RPG. E na semana passada só se falava da decisão do Critical Role em usar o D&D 2024 na campanha 4, ao invés de seu jogo próprio, Daggerheart.

Assisti muitos vídeos no YouTube sobre isso e cheguei a uma conclusão: não importa.

Isso não afeta a minha vida. Não muda as minhas dificuldades diárias ou como posso melhorar meu jogo. Não coloca mais dinheiro na minha conta e nem me faz jogar mais RPG.

Mas, como falei, ainda assim é um hobby. E não consigo deixar de falar de RPG.

Acredito que foi uma decisão financeira. O Critical Role fechou uma parceria de patrocínio com a Wizards of the Coast (WotC) para usar o D&D, inclusive para migrar para a versão 2024, facilitando a transição de jogadores para essa nova edição.

Acho até que a conversa foi assim:

Sarah (WotC): Pessoal! Que tal usarmos D&D 2024 na Campanha 4? Vai ser lindo, vamos fortalecer nossa parceria e todo mundo feliz!

Matt (Critical Role): As regras parecem legais mesmo...

Travis (Critical Role): Oi Sarah! Adoramos fortalecer parcerias... é só uma questão de quanto essa "força" vai custar, né? risos

Sarah: Gente, mas pensem bem: D&D é O jogo de RPG. Se vocês mudarem para outro sistema, podem perder visibilidade. É tipo trocar a Coca-Cola por refrigerante de guaraná caseiro!

Travis: Engraçado você falar isso, Sarah... porque estávamos pensando em usar justamente nosso "guaraná caseiro" - o Daggerheart!

Sarah: (engasga com o café) O QUÊ?! Mas... mas... D&D tem milhões de fãs!

Matt: Relaxa! Nosso público nos segue pela nossa atuação incrível e pelas mortes dramáticas que eu causo. (risada nervosa)

Travis: Olha só, mesmo que percamos alguns espectadores, ainda temos audiência pra caramba. E usar nosso próprio jogo? Isso vai fazer nosso faturamento decolar que nem um dragão ancião!

Sarah: (suando frio) Tá... e se eu disser que podemos fazer uma proposta mais... generosa?

Travis: Agora você está cantando nossa música favorita! Que tipo de números estamos falando?

Sarah: Bom... (calculando mentalmente) que tal discutirmos isso numa próxima reunião? Preciso falar com o pessoal do financeiro... eles vão ter um treco quando souberem dessa conversa.

Matt: Combinado! Mas lembra: se a proposta não for boa, vai ser "How do you want to do this?" pro D&D 2024! todos riem

O que me chama atenção não é o fato de jogarem Daggerheart ou não. É que, neste estudo, tive uma ideia da dimensão do faturamento do Critical Role. Continue lendo para descobrir o quanto eles ganham jogando RPG.

Inscreva-se para continuar a ler

Este conteúdo é gratuito, mas você precisa estar logado em Negócio de Mestre para continuar a ler.

Already a subscriber?Sign in.Not now