- Negócio de Mestre
- Posts
- O efeito Ratatouille
O efeito Ratatouille
E como comer e RPG são as melhores coisas da vida - Edição 004
Recentemente assisti a uma série de vídeos que havia visto no passado. Mostra-se um mestre de D&D que tem uma campanha de mais de 4 décadas, ainda ativa. São 42 anos de história contínua, retratando várias gerações no jogo. Ele joga em média 2 vezes por semana, com duração média de 5 horas por sessão.
Isso que é consistência. Mas como não ficar entediado com algo tão perene? Será que eu aguentaria jogar sempre a mesma coisa?
O objetivo de Robert Wardhaugh é manter os amigos unidos. Criar um jogo que seja bom o suficiente, melhor que videogames e melhor que qualquer jogo que eles poderiam encontrar. Assim os amigos continuam a vir, não importa o que aconteça.
Para alcançar esse objetivo, usa imaginação, mudanças, um sistema que é constantemente dinâmico, que está mudando e que está constantemente melhorando.
"Quando comecei, provavelmente houve um curto período de tempo em que joguei de acordo com as regras reais. Mas depois disso, tive que preencher lacunas, desenvolvi meu próprio sistema e nunca mais voltei atrás. Então, tenho o que chamariam de um sistema de regras caseiro. Na verdade, é assim que o RPG foi originalmente criado."
Isso condiz com o D&D original, porque quando o jogo foi lançado, o Guia do Mestre dizia que era um conjunto de regras úteis, mas que elas deveriam ser aplicadas de forma flexível. Ou seja, o jogo é nosso para torná-lo cada vez melhor.
Sabor de criatividade

No filme Ratatouille, o rato Remy tem um paladar refinado e o sonho improvável de se tornar um chef em Paris. Forma uma parceria improvável com Linguini, um desajeitado ajudante, que o ajuda a cozinhar escondido. Juntos, eles enfrentam desafios e a história celebra a paixão, a criatividade e a ideia de que "qualquer um pode cozinhar".
Uma cena marcante do filme para mim é quando Remy explica ao seu irmão sua filosofia de alimentação. Enquanto os ratos normais procuram qualquer coisa para comer, até mesmo no lixo, Remy busca os melhores ingredientes.
Mas a mágica acontece mesmo quando ele mistura os ingredientes. Ao morder um queijo, o sabor é bom. Ao degustar uma geleia de damasco, também é muito gostosa. Mas ao adicionar a geleia ao queijo e consumi-los ao mesmo tempo, o gosto assume uma nova sensação. Com a combinação certa, o resultado é melhor do que a soma dos ingredientes originais.
O ratinho nos ensina que, da mesma forma que Gary Gygax sugeriu, mestres de RPG podem buscar novos sistemas e regras. Basta encontrar ingredientes de qualidade e experimentá-los em uma refeição especial com seu grupo de jogo. Como? Continue lendo.