- Negócio de Mestre
- Posts
- Ano novo de aprendizados e RPG
Ano novo de aprendizados e RPG
E como aprender a mestrar usando 4d6 - Edição 003

Aprender é se colocar em movimento
Na antiguidade, o conhecimento era transmitido de mestre a pupilo de formas profundamente estruturadas e respeitosas. Grandes mestres, como Sócrates e Aristóteles na Grécia, utilizavam diálogos e questionamentos para guiar seus discípulos ao entendimento e à descoberta da verdade.
Da mesma forma, em culturas como a chinesa e a japonesa, mestres de artes marciais e samurais não apenas ensinavam habilidades técnicas, mas também princípios de caráter, honra e disciplina. A relação mestre-aprendiz era uma via de mão dupla, onde o respeito e a prática contínua eram essenciais.
Por milênios transmitimos conhecimento dessa forma, mesmo em estruturas mais modernas, como a educação formal. Um ou mais alunos aprendem a partir dos ensinamentos de alguns professores. Sempre compartilhando um ambiente físico comum. Anos e anos de estudo sem aplicação. Aí a internet chegou e bagunçou tudo.
Cursos, ebooks, eventos 100% online e 100% gratuitos enchem o feed das plataformas de conteúdos que consumimos. Uma avalanche de informações entope nossos cérebros com vídeos curtos "alto em segundos acelerados". Sofremos de um mal que nossos antepassados nem sequer pensariam que existiria: a obesidade mental.
Por muito tempo consumi conteúdos assim. Chegava no final do dia com a cabeça pesada por causa das inúmeras horas de vídeos acelerados e dicas curtas que esquecia meia hora depois. Parei com isso.
Não me levou a lugar nenhum e não vai levar ninguém a lugar nenhum. Conhecimento sem prática não realiza nada. É preciso colocar em prática. Minha receita para aprender alguma habilidade hoje em dia é:
Parar de estudar por estudar
Traçar um projeto
Começar a construí-lo
Acertar um obstáculo
Pesquisar como contornar o obstáculo
Repetir até completar.
Refleti muito sobre isso. E também sobre os 3 primeiros anos do Mês de Mentoria para Mestrar (MMM). Quero mostrar meu mais novo projeto que colocamos em prática este ano, para ensinar mais pessoas a mestrar pela primeira vez, ou mestrar um jogo novo pela primeira vez.
A explicação desse projeto é um bom exemplo para entendermos os 6 pontos listados acima.
Continue lendo.