A lição veio como um soco no estômago

Mestre precisa saber improvisar | Edição 011

In partnership with

Eu tinha planos de escrever uma edição desta newsletter semanalmente, sem falta. Consistência em criação de conteúdo é o que diferencia quem prevalece de quem fica pelo caminho. Mas a realidade é imparcial e inflexível.

Meu processo de escrever um artigo aqui demora entre 4 e 6 horas de trabalho. Passo por volta de 1 hora fazendo a pesquisa do conceito e buscando informações. A escrita, que é onde as pessoas acham que demora mais tempo, geralmente leva de 1 a 2 horas. Depende muito de quantas palavras são necessárias para desenvolver o raciocínio.

A revisão e edição final também me tomam mais 1 ou 2 horas. Depende de quanto estou disposto a embelezar o texto final. E quanto de pesquisa preciso fazer para as recomendações.

Apesar de não ser um trabalho trivial, ainda é possível encaixá-lo em minha agenda. Geralmente produzo nos finais de tarde, quando cumpro com minhas obrigações da vida.

Infelizmente ainda não ganho a vida como mestre de RPG.

Mas como disse, a realidade bateu forte na última semana. A pessoa que cuida das crianças aqui em casa está de licença. Não deve aparecer tão cedo. Com isso, minha agenda mais flexível me incumbe de dar a devida atenção para as pessoinhas.

Além disso, peguei uma virose que me derrubou. Fiquei dois dias incapacitado de sair de casa. Adquiri a capacidade de conjurar a magia Criar água, mas por uma via não muito agradável de descrever por aqui.

Bom, eu tinha um plano. Escrever semanalmente sem falta. Tinha a agenda organizada, o tempo disponível, os recursos, saúde e pessoas em suas funções para tudo isso dar certo. E mesmo assim não deu.

Não me lembro se foi o Myke Tyson ou o Maguila quem disse, mas :

"Todo mundo tem um plano até tomar o primeiro soco na cara."

E foi assim que aconteceu. Mas comigo foi no estômago.

Uma das coisas que eu mais penso sobre RPG é como preparar uma sessão com o menor esforço. O que preciso na minha preparação que vai trazer o melhor valor para meu jogo.

Gastar muito tempo em coisas irrelevantes é simplesmente desperdício de tempo. Você vai lá e planeja um arco de história, treina diálogos incríveis, simula combates épicos e aí... nada acontece. Escolheram outro caminho.

Se a arte reflete a vida, e a vida, por sua vez, espelha a arte, então sem dúvida alguma, o RPG é arte. Porque se existe algo que não segue o plano em um RPG é a história. Os jogadores são, por natureza, imprevisíveis. E não seguem aquilo que você planejou. Continue lendo.

Inscreva-se para continuar a ler

Este conteúdo é gratuito, mas você precisa estar logado em Negócio de Mestre para continuar a ler.

Already a subscriber?Sign In.Not now